terça-feira, 19 de julho de 2011

Zuurkoolstamppot com Izis Borck!

Postado por Ateliete® às 09:27


Hoje iremos papear com a   que mora em Ponta Grossa Paraná (Brasil)! Acompanho o blog  Mil e uma idéias cabem neste blog já há algum tempo, mas me surpreendi com uma das últimas receitas que ela postou.    
Me surpreendi pelo fato de ela estar lááá no Brasil e fazer uma receita tipica holandesa. Como todos sabem, é o país onde moro atualmente!
A convidei para postar a receitinha no meu blog e ele prontamente aceitou... Então vamos conhecer um pouco a Izis e saber algumas curiosidades sobre a Holanda? 


Fiquei muito feliz com o convite para postar minha receitinha, rsrsrs...
Sigo seu blog desde que apareceu em um post da Bonfa, fiquei encantada com a delicadeza de seus trabalhos.
Em relação a cultura holandesa, até o feriado do carnaval apenas sabia sobre o ciclo do açúcar no Brasil,tulipas, tamancos de madeira, moinhos, Dinastia dos Oranges e as pinturas de Rebrandt... aí como de costume quando recebo visitas em minha casa procuro mostrar a cultura da região.
Moro em Ponta Grossa - Paraná e estamos na rota do tropeirismo que também abraca a cidade de Castro e essa cidadezinha tem uma colônia de holandeses na qual existe um moinho lindíssimo e levei lá um casal do Rio de Janeiro.O local você pode ver no post  http://izisborck.blogspot.com/2011/03/almoco-holandes.html
A colônia foi fundada em 1951, onde existe uma cooperativa chamada Batavo- além do leite também são cerealistas.
E para comemorar os cinquenta anos de colonização construiram esse moinho, inicialmente apenas era para ver de que forma funciona um, atualmente abriga um museu e tem um restaurante em anexo, onde o cardápio é todo escrito em holândes. Assim, pela primeira vez pude provar as delícias da Holanda.
Essa foi a aventura gastronomica que me inspirou a reproduzir a receita, mas com um toque abrasileirado, rsrsrsr...
Recentemente também visitei em uma cidade vizinha em Carambeí o parque histórico do centenário da imigração holandesa, pretendo futuramente fazer um post sobre o local. O parque é a reprodução da colônia, tem igreja, escola, casas, linha férrea, uma viagem no tempo. O guia havia morado na Holanda e pela suas explicações consegui viajar até esse país, ele me contou que é pequeno que em 2h é possível atravessar de norte a sul. Perguntei muito sobre a alimentação e fiquei encantada sobre o que me contou da fabricação de queijos, enfim tudo foi motivo para começar a pesquisar sobre a gastronomia e usos e costumes.
Eu sou professora de história e adoro pesquisar culturas diferentes e entender seus costumes.
Eliete o Paraná foi povoado por imigrantes e existem lugares muito charmosos aqui, pedacinhos de países europeus. 
Espero que tenha correspondido as suas perguntas.



Jantar holandês

A aventura culinária da semana  foi a tentativa de reproduzir um prato holandês chamado Zuurkoolstamppot, mas como vocês sabem gosto de dar umas adaptadas conforme o paladar da casa, rsrsrs...
Cozinhar é um ato de criatividade e combinações inusitadas.
Para fazer meu jantar holandês utilizei batatas cozidas que fiz um purê com creme de leite para ficar macio. Em uma panela refoguei meia cebola em 04 colheres de azeite de oliva, acrescentei o chucrutes e as uvas passa que já estavam hidratadas. Porém, a receita original levava abacaxi em cubos e na falta dos mesmos coloquei cerejas e a calda também para quebrar o azedo do repolho.
 Em outra panela fritei bacon em cubos e acrescentei a misturinha anterior, agora estava na hora de montar os  pratos coloquei no fundo um pouco do chucrutes e seus acompanhamentos. O restante misturei com o purê e achei que tava faltando algo assim acrescentei salsinha pra dar uma cor, rsrsrs... Depois preenchi o resto da tigela com o purê e acrescentei as linguiças coloniais.
Jesus!!! que nenhum cardiologista leia esse post, rsrsrsrs...
 Para acompanhar peguei no mercado essa cerveja a Amstec, única na prateleira de origem holandesa.


Aqui detalhe da janta feita no improviso... mas que ficou deliciosa.





******
Iziz, obrigada por permitir publicar a sua receita aqui no meu blog! Com certeza ficou muito gostoso, ainda mais acompanhado de uma cervejinha não é mesmo? E fiquei muito feliz com os elogios ao meu trabalho, só me fazem querer melhorar sempre.
 Adorei saber que no Paraná existem "pedacinhos de países europeus".  E quem quiser conhecer o blog da Izis é só visitar http://izisborck.blogspot.com/Excelente semana pessoal. beijocas carregadas de boas vibrações.


5 comentários:

Izis Borck on 19 de julho de 2011 17:39 disse...

Olá, adorei o post...
Beijocas

Flávia Mergulhão on 20 de julho de 2011 02:32 disse...

Muito legal a idéia da Izis !
Adorei ver as dus juntinhas aqui!
Bjos grandes!!!
E FELIZ DIA DO AMIGO!!!!!
:)

Roberta Lito on 20 de julho de 2011 19:00 disse...

O post ficou muito bom, eu e meu marido que fomos o casal do Rio que conheceu esta belezura através da Izis!

Simone Scharamm on 2 de agosto de 2011 06:09 disse...

Oi, Eliete,
Saudades!!!
menina, a Izis arrasa mesmo na cozinha! Faz cada comidinha maravilhosa! E o mais legal é a história que ela conta de cada prato! Muito bacana o post!
Beijos pras duas!

Marta on 6 de agosto de 2011 14:56 disse...

Eu amei essa história e as coisas que ela faz! O bom é que vcs ficam mais próximas e assim matam as saudades do nosso amado Brasil!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Papeando com Ateliete® Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare