domingo, 17 de abril de 2011

Projeto Ciranda no papeando com Ateliete.

Postado por Ateliete Events às 08:00
Muitos brasileiros vivem no exterior, e acredito que todos sentem algumas dificuldades em se habituar a novas culturas, e estas dificuldades muitas vezes aumentam quando o assunto a escola para os filhos e a cultura transmitida aos mesmos.
E a cultura brasileira, como fica? os filhos devem ou podem crescer sem a noção da cultura do país de origen do seus pais (ou da mamãe ou do papai)? 
Com certeza quem mora for sabe da importância das crianças nascidas no Brasil, mas criadas no exterior ou mesmo que sejam descendentes, aprenderem um pouco da vasta cultura brasileira. 

Organizadoras do Projeto Ciranda.

E pensando nisso Rose Tuin, Aline Milk, Elisa Soares, Lilia e Marisa Bunck criaram o muito divertido e inteligente, Projeto Ciranda e a Rose irá nos explicar mais sobre ele.
Rose Tuin

Ei Eliete tudo bem?
Bom, vamos lá, sobre o Ciranda :)
O Projeto Ciranda Cirandinha surgiu da minha vontade em poder em passar pros meus filhos mais da cultura brasileira e em uma forma conjunta (com outras crianças também filhos de pai(s) brasileiros). Procurei pela internet um grupo como este mas descobri que não havia. Como sempre fui uma pessoa de iniciativa e gosto de estar envolvida com a comunidade brasileira na Holanda, resolvi jogar a idéia numa comunidade de mães brasileiras na Holanda, no orkut. A idéia foi imediantamente aprovada, e parece que eu não era a única que buscava algo do tipo para os filhos.
Junto com o apoio surgiu também algumas mães que queriam não apenas participar, mas me ajudar a colocar a idéia em prática. Em 2 meses já tinhamos um nome, um logo, e o primeiro encontro agendado.
Desde o início os eventos acontecem na APA (Associação Portuguesa de Amsterdão).  No momento realizamos cerca de 4 a 6 eventos por ano. No início chegamos a ter 7 ou 8 eventos num só ano, mas a distância  que nos organizadoras moramos uma das outras impossibilita um número maior de eventos..
Nossos encontros consistem em passar de forma divertida, a cultura brasileira aos pequenos. Fazemos isto com música, dança, teatro, vídeos, oficina de arte, entre outros. Não temos, nem nunca tivemos a intenção de funcionar como uma escolinha pra ensinar português. Nossa meta é divulgar a cultura através de atividades específicas.


Comemoração do dia do índio.
Procuramos falar sempre em português com as crianças, mas respeitando também o bem estar delas, e sabemos que muitas entendem pouco o nosso idioma, e se for preciso explicar uma atividade, falamos em português e repetimos em holandês, pra que tanto as crianças, como os pais (muitos deles holandeses) se sintam a vontade e saibam o que está acontecendo ou o que vai acontecer. Mas a língua português brasileiro com certeza é a mais falada dentro dos encontros.
Nós temos nosso site (www.cirandacirandinha.nl) e nossa página no orkut. Temos também uma lista de "amigos do ciranda" que são pessoas que se inscrevem no nosso boletim via e-mail (info@cirandacirandinha.nl) e assim recebem em sua caixa postal os emails com as novidades do Ciranda e a divulgação dos próximos eventos.
Festa Junina.
Nossos eventos são em sua maioria, com atividades, mas 1 vez por ano realizamos uma festa junina (às vezes também um carnaval infantil). Estas festas tem como objetivo angariar fundos para nossos projetos, já que não contamos com patrocínios ou subsídio de nenhuma forma, e nos encontros com atividades (embora sejam eles a grande meta do Ciranda) arrecadamos sempre menos do que gastamos com o mesmo.
Sempre abrimos também espaço para brasileiros divulgarem seus serviços ou suas artes, em troca  de benefício ao proprio projeto. Artistas brasileiros como Cláudia Moreno, Kadu Beleza e Grupo Forrozar sempre estiveram ao nosso lado nesta empreitada.
O público do projeto não tem uma idade específica, todas as crianças de 0 a 12 anos são benvindas. Embora as atividades sejam mais direcionadas às crianças entre 2 e 10 anos.
A idéia é unir crianças e pais, em prol de fazer o sentimento brasileiro nascer e crescer na vida dos brasileirinhos que moram na Holanda. Nosso papel é ajudar neste processo que começa em casa. Os pais são também extremamente importantes durante os eventos, porque se somos nós que idealizamos e realizamos as atividades, são os pais que devem motivar e auxiliar o filho a participar delas.

E isto viemos fazendo nos últimos 3 anos, nos 13 eventos e festas que já realizamos. Mais de 150  crianças já passaram pelo ciranda, e todo novo evento nos alegra muito ver novos rostinhos, assim como perceber que muita gente sempre volta.

Evento cantigas de roda.

Nosso décimo terceiro evento, que teve como tema Cantigas de Roda, aconteceu no dia 27 de março de 2011. Também na APA (endereço: Willen Schoutenstraat, 1 em Amsterdã),  Com mais de 40 crianças o evento foi mais um sucesso. E sempre na tentativa de fazer o melhor possível vamos seguindo nosso trabalho, embora nem sempre fácil, mas que nos proporciona oferecer mais do Brasil aos nossos filhos, como conhecer pessoas, fazer novas e boas amizades e unir os brasileiros aqui na Holanda. No que depender de nós, a história do Ciranda Cirandinha só está começando.


Para miores informações sobre nossa agenda é só escreverem para  info@cirandacirandinha.nl
Será um prazer recebê-los.

 Rose Tuin
*****************************************************************************************
Antes eu não sabia muito bem o que era o projeto Cirando, e depois de ler estas informações, ver as fotos com essa criançada linda se divertindo ( e os pais também) s;o me faz acreditar o quanto é importante um projeto assim, onde as crianças podem vivenciar as alegrias das nossas  festas e aprender sobre nossa cultura de uma maneira descontraída e divertida.

Rose, adorei sua participação e agradeço a Elisa pelo texto complementar.

Excelente semana para todos vocês

6 comentários:

Rose Tuin on 18 de abril de 2011 às 04:57 disse...

Brigada você Eliete. Foi um prazer participar. Bjs!

Anônimo disse...

Fazemos com amor e carinho :)
E ver a alegria dos nossos pequenos e a maior recompensa que temos...
Obrigada pela divulgacao :)
beijinhos
Aline Milk

Simone Scharamm on 26 de abril de 2011 às 07:27 disse...

Oi, Eliete,
Que projeto incrível!
Quero parabenizar as meninas pela iniciativa! Todos que moram fora do Brasil deveriam fazer o mesmo.
Obrigada pelo carinho lá no blog!
Beijocas e boa semana pra você!

Simone Scharamm on 19 de maio de 2011 às 06:19 disse...

Oi, amiga,
Tá sumidinha,hein?
Espero que esteja tudo bem por aí!
Beijos!

Simone Scharamm on 2 de junho de 2011 às 04:49 disse...

Oi, Eliete,
Cadê você, menina?rsrs!
Beijos!

Ana Maria Braga on 14 de junho de 2011 às 17:23 disse...

Que legal o seu projeto!!
Aproveito para te desejar uma ótima 4a feira.Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Papeando com Ateliete® Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare